terça-feira, 24 de setembro de 2013

O Mistério dos Selos do Apocalipse

"Vi na mão direita dAquele que estava sentado no trono, um livro escrito por dentro e por fora, selado com sete selos." Ap. 5:1

Aquele livro será aberto para dar inicio ao juízo. Nele estão as provas a favor e contra os seres humanos. Como vivemos ao longo da nossa história? Permanecemos fiéis a Deus, dando-Lhe a glória e honras devidas? Fomos obedientes à Sua Palavra, ou deixamo-nos enganar ou intimidar pelo inimigo de Deus?
O livro selado com sete selos e, quando o último selo for aberto, a história do conflito entre o bem e o mal terá acabado(Amém). Cristo voltará para reivindicar Seus filhos que permaneceram fiéis a Ele.
Este é um momento solene. Os selos serão abertos e o grande julgamento terá inicioo. Prepare-se para contemplar os registos da história.


Quando foi aberto o primeiro selo, apareceu um "cavalo branco; e o que estava montado nele tinha um arco'e foi-lhe dada uma coroa, e saiu vencendo pra vencer."Ap. 6:2
Esta parte revela a pureza do poder de conquista do evangelho diante do paganismo no inicio da Igreja cristã. A cor branca é usada na bíblia como símbolo de pureza.
A figura do cavalo branco nos revela como se conduziu a Igreja de Jesus no primeiro século. Aquele foi um período de guerra entre a verdade e a mentira; entre a verdadeira e a falsa adoração. A igreja foi cruelmente perseguida por não querer adorar a reis como César, que reclamava a adoração para si. Você imagina quem estava por trás de César? A igreja também foi cruelmente perseguida por sua fidelidade a palavra de Deus.
Mas apesar de toda fúria desatada contra o povo de Deus naquela época, ela se manteve fiel nos dois pontos críticos.
O cavaleiro do cavalo branco representa a Igreja desta época. Ao cavaleiro "foi-lhe dada uma coroa e saiu vencendo e pra vencer."

Ao abrir-se o segundo selo, diz o texto bíblico que "saiu outro cavalo, um cavalo vermelho; e ao que estava montado nele foi dado que tirasse a paz da terra, de modo que os homens se matassem uns aos outros; e foi-lhe dada uma grande espada."Ap. 6:4
O cavalo vermelho revela discórdia,discussão e controvérsia entre os filhos de Deus. Vermelho é a cor do sangue, e, muitos estudiosos associam isto a perseguição sangrenta dos cristãos nos três primeiros séculos da igreja, sob as mãos dos césares.
O que realmente impressiona é que a profecia já descrevia esse episódio lamentável da história da Igreja. A Igreja cristã daquele período  período é simbolizada pelo cavalo vermelho, a cujo cavaleiro foi dado o poder de tirar "a paz, de modo que os homens se matassem uns aos outros."

Quando o terceiro selo se abre, João diz: "E olhei, e eis um cavalo preto; e o que estava montado nele tinha a balança na mão."Ap. 6:5
A cor preta fala por si mesmo. É o contrário do branco. E se o cavalo branco simboliza o tempo de pureza da Igreja, você já pode imaginar a degradação do cavalo preto. É o período em que a igreja não conseguiu manter a sua adoração a o único Deus, e se misturou de vez ao paganismo.
A verdeira adoração a Deus e a obediência pura à sua palavra ficaram esquecidas. O inimigo mais uma vez estava conseguindo o seu propósito. Mas a voz que falou, quando do aparecimento do cavalo preto disse: "Não danifiqueis o azeite e o vinho." O que significa isto? Significa que haveria um remanescente que, a despeito de tudo, permaneceria fiel aos ensinamentos divinos e adorando unicamente o Deus Criador dos céus e da terra.

Na abertura do quarto selo, João mais uma vez relata assim: "E olhei e eis um cavalo amarelo, e o que estava montado sobre ele chamava-se morte: e o hades o seguia; e foi lhe dada a autoridade sobre a quarta parte da terra, para matar com espada, e com a fome, e com a peste, e com as feras da terra."Ap.6:8
A visão do cavalo amarelo simboliza o período no qual se consumou a degradação da Igreja cristã; que teve inicio no período do cavalo vermelho.

Quando abriu-se o quinto selo, João viu "debaixo do altar as almas dos que foram mortos por amor da palavra de Deus e por amor do testemunho que deram."
Esta visão simboliza a era de perseguição cruel aos cristãos. Foi no período próximo as cruzadas, onde houveram varias chacinas no "nome de Deus".

Quando foi aberto o sexto selo, João diz " que houve um grande tremor de terra; e o sol tornou-se negro como um saco de cilício, e a lua tornou-se como sangue, e as estrelas do céu caíram sobre a terra."Ap.6:12
Quão bom é saber que todas estas profecias já se cumpriram:
Em 1960, o Chile teve o maior terremoto registrado em toda a terra, com 9,5 graus na escala Richter.
No dia 19 de maio de 1780 o sol teve o seu eclipse total mais duradouro, e na mesma noite, a lua subiu ao céu vermelha como sangue, e nem brilhava.
Em 13 de novembro de 1853 houve a maior chuva de meteoros que já ocorreu na face da terra.
Vocês ainda duvidam que Jesus está voltando?

Quando abriu-se o sétimo e último selo, houve silêncio no céu, e aos sete anjos foram dadas as trombetas, uma visão que estudaremos detalhadamente mais para a frente.

Espero que tenha gostado e aprendido bastante com este estudo. =)

Agora nós temos um desafio para você:

Você tem alguma rede social na internet, ou algum programa favorito na TV? Escolha um deles.
Nós te desafiamos a passar mais tempo com Deus do que com o mundo. Sempre que você parar para ficar em seus afazeres prediletos, após, leia a bíblia pelo mesmo período gasto com tal atividade, acrescentando cinco minutos. Exemplo:
Fiquei 20 minuto s no Facebook, então lerei a bíblia por 25 minutos.
Comente depois sobre como foi sua experiência.
Beijinhos de Luz ;-)


Nenhum comentário:

Postar um comentário