No livro de apocalipse, capítulos 2 e 3, encontramos as 7 cartas de Jesus a Éfeso, Esmirna, Pérgamo, Sardes, Tiatira, Filadélfia e Laudicéia. Estas 7 cartas representam as sete fases da Igreja de Deus, que começou na cruz do calvário, e vai terminar quando Jesus voltar.
A primeira carta, a Éfeso, representa a primeira fase da igreja, que começou na cruz, ano 31, e terminou por volta do ano 100, quando morre o último dos 12 apóstolos.
O período de Éfeso é o mais incrível na história da igreja. É quando a igreja pode viver, praticar de verdade os princípios da palavra de Deus.Era a igreja dos sonhos de Deus. Foi no período de Éfeso que ocorreu o pentecostes, a famosa chuva do Espírito Santo.
É a era apostólica, quando os discípulos lideravam a igreja. Esse período passou e a igreja se manteve firme.
Só que depois do ano 100, a igreja passava pela fase de Esmirna, que vai do ano 100 até +/- 313, 323. É o período em que a igreja continua firme, só que agora satanás começa uma perseguição horrível contra os cristãos, ou seja: A pressão do inimigo era para que os cristãos abandonassem seus princípios, a bíblia e a observação aos mandamentos de Deus.
Essa perseguição no período de Esmirna, Capítulo 3 verso 10, fala sobre 10 anos de perseguição, ou seja, 10 dias proféticos.
A igreja se manteve firme, porém, Diocleciano, usado pelo inimigo, usando as forças do império, perseguiu e matou muitos cristãos.
Foi o período da perseguição e martírio.
Pérgamo nos lembra do coliseu. Vai do ano 313(+/-) até 538, que foi o período mais difícil da história da igreja, porque foi em Pérgamo que as verdades bíblicas começaram a ser jogadas por terra. Em Pérgamo, Constantino toma uma decisão de acabar com a perseguição aos cristãos, e aparentemente, reinava a paz, no entanto, esta estratégia foi muito pior do que se houvesse uma perseguição, porque foi a "Era da Alianças", quando a igreja e o estado, quando política e religião deram as mãos. E Constantino chegou a dizer que havia se convertido ao cristianismo, mas ele nunca se converteu de verdade.
Pérgamo é a era em que, de uma maneira muito sutil, o inimigo começa a misturar a verdade com a mentira, e a visão pagã entra na igreja junto com ideias espíritas. E o resultado é que no dia 7 de marco de 521, é feito um documento que diz que o dia do Senhor não era mais o sábado, e sim o domingo.O primeiro decreto oficial. É um período onde começa a surgir um movimento donde surge a igreja de Roma, que vira uma figura de destaque na história.
Quando Pérgamo termina, a estrutura toda está montada e de acordo com a Bíblia, em Apocalipse 2:12-17, diz no verso 13:
"13.Conheço as tuas obras, e onde habitas, que é onde está o trono de Satanás; e reténs o Meu nome, e não negastes a minha fé, ainda nos dias de Antipas, minha fiel testemunha, o qual foi morto entre vós, onde Satanás habita."
O inimigo estabeleceria o seu trono dentro da igreja cristã, ou seja, agora a igreja cristã começa a viver em tempos muito difíceis.
Em 1538, o bispo de Roma recebe a autoridade suprema e passa a ser não só um pastor, mas um chefe de estado, onde começa a fase de Tiatira, que vai de 538 à 1798.Só que no meio desse período nós destacamos o ano de 1517, ano em que Martinho Lutero se levantou para dar inicio a reforma protestante do século XVI. Tiatira é o período da apostasia total, é quando a verdade é jogada completamente por terra, e a igreja de Roma, mencionada em Apocalipse 17, aquela mulher meretriz se levanta com todo o poder.
A supremacia papal passa a controlar,dominar e assumir o controle. Foi o período da "Santa Inquisição", que de santa só tinha o nome, porque foi uma verdadeira chacina, o que inclui o período da idade média e a fase de Tiatira e quando a igreja teve que fingir para manter a verdade em 1798.
Começa outra fase, que na verdade começa em 1517, com a reforma protestante. A igreja de Sardes. Essa reforma começa a resgatar o que havia caído por terra até 1833.
Depois de Sardes vem o período de Filadélfia, que é o período do reavivamento. Quando continuam a revolta, pessoas se revoltam e começam a estudar a bíblia, no fim de 1844.
O pequeno grupo fiel da inicio a sétima fase, de Laudicéia. Começa com a igreja de Deus, a IASD (Igreja Adventista do Sétimo Dia) na terra, que resgata as verdades passadas da bíblia.
Foi um belo estudo este... quantas verdades bíblicas reveladas...
Deixamos pra você um verso para ser tema de sua meditação, e esperamos você no próximo estudo. =)
João 10:14-16
Conselho:
Procure no Youtube a música: Um Pouco Mais - Arautos do Rei


:o
ResponderExcluirmuitiissiiiimo booooomm.. não sabiA DISSOOOO :O